Dicas de como melhorar seu bem-estar físico, mental e social

Saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”. Sendo assim, não basta apenas estar sem nenhuma doença, é necessário estar bem consigo mesmo e com o corpo, sem sentir dores ou até mesmo tristeza.

Para conseguir bem-estar físico, é importante estar sempre ativo através da prática de exercícios. Não há idade para iniciar as atividades físicas, por isso, faça uma caminhada, natação ou até mesmo musculação. O importante é realizar uma atividade que gere bem-estar. Além disso, é válido ter em mente que os benefícios dos exercícios físicos são fundamentais para uma vida saudável e melhor: tonificação dos músculos, queima de calorias e perda de peso, melhora na circulação sanguínea, melhora nas funções cardíacas e pulmonares, aumento do autocontrole, redução do estresse e depressão, aumento da habilidade de concentração, melhor na qualidade do sono, prevenção de diabetes, controle da pressão sanguínea e colesterol.

Para conseguir bem-estar mental, é preciso preocupar-se com o emocional. Por que se estressar com coisas pequenas? Mantenha a alegria e as atitudes positivas! Evite sentimentos ruins e sempre tente fazer com que as pessoas tenham uma experiência agradável ao seu lado. Ninguém gosta da companhia de pessoas amargas e rancorosas, não é mesmo?

O bem-estar social, diz respeito às relações sociais de cada indivíduo, é importante manter boas relações com a família, amigos, no ambiente de trabalho e com a sociedade em geral. Essa interação com outros indivíduos é fundamental para o bem-estar individual.

Mas para adquirir todos esses benefícios, deve-se ter foco, dedicação e paciência, principalmente no início das práticas. Porém, o mais importante é adquirir novos hábitos, hábitos saudáveis e positivos. Escolher a atividade que mais agrada e ter persistência. Começar aos poucos e ir aumentando gradativamente, cada um tem seu ritmo. O importante é começar e não desistir até criar uma rotina.

Para ter saúde, portanto, é fundamental ser feliz!!!

E você, como está?

Dra. Kattelen Hissaoka